O portal Último Segundo, do IG, publicou um infográfico sobre energias renováveis, que explica de forma simples e didática quais são as principais formas de energia renovável em uso atualmente: energia hidráulica, eólica, solar, nuclear, os biocombustíveis e o uso de células combustíveis.
Para cada uma dessas formas de energia, o infográfico mostra os seus prós e contras, a capacidade instalada no Brasil e no mundo e também mostra um gráfico que explica como cada energia funciona.
A energia renovável é aquela fonte energética obtida de fontes naturais capazes de se regenerar por meios naturais, e portanto são virtualmente inesgotáveis, ao contrário dos recursos não-renováveis. (fonte: Wikipedia) As fontes de energia renováveis podem representar, em muitos casos, uma excelente substituição para o petróleo, um combustível cuja extração e manipulação pode causar danos enormes para a natureza. Veja, por exemplo, a foto ao lado que mostra uma imensa mancha de óleo próximo ao Golfo do México, que surgiu após a explosão de uma plataforma de petróleo que afundou perto da costa americana.
O site ainda lembra que "A procura por formas limpas e renováveis de gerar energia nunca recebeu tanta atenção – e investimento – como agora. Essas iniciativas cresceram mais de 15% entre 2007 e 2008 em todo mundo, movimentando US$ 120 bilhões...". Além disso, o Brasil "tem 87% de sua energia proveniente de fontes renováveis, enquanto no resto do mundo a média é de 18%. O país domina como nenhum outro a geração de álcool combustível, além de ter grande experiência com usinas hidrelétricas, de onde vêm mais de dois terços da eletricidade nacional."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário