quinta-feira, 15 de março de 2012

A Nuvem é Verde

A revista Wired destacou um estudo recente que mostra que o uso de Cloud Computing permite as empresas economizarem na emissão de carbono.

O estudo "Cloud Computing – The IT Solution for the 21st Century" da organização Carbon Disclosure Project (CDP) considerou dados de casos reais de 11 empresas multi-nacionais que adotaram a tecnologia de Cloud Computing, e chegou a alguns dados:
  • Uma empresa que migre sua aplicação de RH para uma solução baseada em nuvem pública pode economizar, em 5 anos, o equivalente a emissão de carbono de 5.900 carros
  • As empresas americanas com receitas anuais superiores a US$ 1 bilhão podem reduzir suas emissões de carbono em até 85.7 milhões de toneladas (o equivalente a emissão anual de 16.8 milhões de carros) até 2020 se migrarem 69% de sua infra-estrutura de TI para a Nuvem. Isto representa uma redução de 50% das emissões de carbono quando comparado com um cenário em que não houvesse a adoção de Cloud Computing.


A Computação em Nuvem permite um uso mais racional e eficiente dos data-center modernos. Grande parte do desperdício atual se deve a necessidade de refrigerar o ambiente e ao tempo em que os servidores permanecem sem uso, porém ligados.

O relatório do estudo é bem feito e contém várias informações interessantes, que inclusive destacam os principais motivos que levam as empresas a adotarem soluções de Cloud Computing e as razões pelas quais as empresas a evitam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário